logo
         

Projeto Saber e Ser


Outubro / 2016


 

 

 



Todo pai ou toda mãe, em algum momento, já ouviu a frase "crie seu filho para o mundo", que traz o anseio de que os filhos cresçam, amadureçam e possam tomar suas próprias decisões de forma responsável e consciente. Especialistas afirmam que a receita é simples: devemos incentivar, desde cedo, a autonomia.

 

Essa característica, fundamental para uma vida saudável, mostra-se imprescindível na fase escolar, pois permite que o aluno se sinta seguro, comprometido e integrado. Quando pequeno, por exemplo, ações simples podem fazer a diferença: usar o banheiro sozinho(a), fazer a própria higiene ou mesmo alimentar-se. À medida que o aluno cresce, há necessidade de maior independência para o aprendizado, que envolve a organização para a realização de provas e de tarefas; é necessário o hábito de estudo.

 

O BOM JESUS/IELUSC sempre orientou os alunos e as famílias da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio sobre a importância da autonomia e do hábito de estudo: além de palestras, cada unidade de ensino dispõe de documento norteador. No entanto, agora, a escola amplia estas ações lançando o projeto Saber e Ser.

 

A partir deste ano, diferentes atividades serão realizadas. Além de estimular os alunos, a campanha quer sensibilizar e envolver principalmente as famílias. Mais palestras e momentos de diálogo entre pais e professores serão propostos abordando a compreensão da construção de um sujeito autônomo a partir do contexto familiar. Vídeos com depoimentos de alunos, de egressos, de professores e de pais complementarão a proposta.

 

A Instituição acredita que a aprendizagem pressupõe uma abordagem sistêmica do ensino. Mas, para que ocorra, é necessária a prática efetiva do planejamento de estudos a partir de várias estratégias: pela releitura do conteúdo trabalhado em aula, pela realização e correção adequada dos exercícios, pela elaboração de mapas conceituais e de sínteses e pela utilização de aplicativos tecnológicos.

 

O aluno acostumado a raciocinar sistematicamente terá maior facilidade em recorrer às estruturas cognitivas que estão sendo construídas. O projeto terá continuidade em 2017.

 

 

Novos vídeos serão publicados semanalmente. Para assistí-los, basta acessar os links abaixo. Depoimentos:

 

- Professora Christianne Klinger - (clique aqui);

 

- Estudante Isadora Piccoli - (clique aqui);

 

- Professor Adriano Denardi - (clique aqui).

 

- Ex-aluna Clara Liz Ançay - (clique aqui).

 

- Professor Gabriel Antonio Ramos - (clique aqui).


- Estudante Amanda Boehm - (clique aqui).

 

- Estudante Amanda Piske Fertig - (clique aqui).

 


 


Compartilhar

Unidade Centro

Ensino Médio e Ensino Superior. Rua Princesa Isabel, 438 Centro. Cep: 89201-270 - Joinville/SC. (047) 3026-8000.

Unidade Saguaçu I

Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 3ª série. Rua Guaratuba, 200 Saguaçu. Cep: 89221-660 - Joinville/SC. (047) 3026-8000.

Unidade Saguaçu III

Ensino Fundamental de 4ª a 9ª série, Complexo Esportivo e Ensino Superior. Rua Mafra, 84 Saguaçu. Cep: 89221-665 Joinville/SC. (047) 3026-8000.

Academia Bonja

Venha entrar em forma! Rua Ada Xavier da Silveira, 168 Saguaçu. Cep: 89221-380 - Joinville/SC. (047) 3032-8836.

Programa de Bolsas

Serviço de Apoio ao Estudante - SAE Unidade Centro, Sala 2 - 1º Andar Centro Cultural Deutsche Schule (047) 3026-8006 / 3026-8034
Copyright © 2017 Bom Jesus/IELUSC - LOVERS | TI DESENVOLVIMENTO