Bonja forma a primeira turma de Ps-graduados em Educao Bilngue


Novembro / 2018


 

 

 

 

Vinte e cinco professores apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Bilíngue no último sábado (9). O curso formou vinte professores do Colégio Bonja e cinco da Escola Barão do Rio Branco, que também faz parte da Rede Sinodal de Educação.

 


A atividade é uma parceria entre o Colégio Bonja e o Instituto Superior de Educação Ivoti, que há mais de 50 anos forma professores de línguas estrangeiras com qualidade. De acordo com a Coordenadora do Bonja Internacional, Angela Cristina Cardoso, os temas apresentados refletem sobre a prática dos docentes na educação bilíngue e nos idiomas das línguas inglesa e alemã. “Os professores puderam relacionar a teoria e a prática e refletir sobre como aprimorar seu trabalho. Foi uma experiência única e os projetos desenvolvidos durante o curso já estão beneficiando nossos alunos, que contam com professores mais capacitados e mais preparados para levá-los ao melhor desempenho”, destaca.

 


Os pós-graduados passaram por um curso robusto, com disciplinas relacionadas a neurociência, metodologias, teorias sobre bilinguismo, alfabetização e biletramento, tecnologia e material didático para educação bilíngue, avaliação entre outras temáticas importantes. Também tiveram aulas com professores referência em educação bilíngue de São Paulo e do Rio Grande do Sul, como Selma Moura, Antonieta Megale e Lyle French.

 


Confira as temáticas e os autores:

 


Ana Claudia Wolf Kratsch A literatura contemporânea no ensino do inglês como língua estrangeira.

 


Andressa Marchi Contos de fadas na educação infantil bilíngue: desenvolvendo a oralidade na segunda língua.

 


Cristiane Paola Rodrigues Soares Crianças com TPA e a aprendizagem de L2 e L1.

 


Christianne Klinger O desenvolvimento da oralidade na segunda língua: alunos de 2ª e 3ª série de alemão do Ensino Fundamental.

 


Daniela Exner de Carmona Esteves Identidade docente e pedagogia de projetos: desafios para o ensino bilíngue alemão.

 


Elisa de Andrade Teixeira Práticas translíngues: ensino de línguas estrangeiras na educação infantil.

 


Elzbieta Straw A. Espindola Neurociência, bilinguismo e o processo de aprendizagem na primeira infância.

 


Jeferson Rodrigo Kern Práticas translíngues no Ensino Bilíngue Alemão: um estudo de caso.

 


Julie Ann Melville Como os participantes da disciplina TOK desenvolvem a sua reflexão pessoal em relação a problemas sociais e o papel de mediação do professor como interlocutor nesse processo.

 


Katyara Wittich – Musicalização no Ensino Bilíngue Infantil: desafios e perspectivas na aprendizagem da Língua Estrangeira.

 

 
Larissa de Oliveira –
Inteligência emocional no contexto educacional: desenvolvendo competências socioemocionais para enfrentar os desafios do século XXI.

 


Manuel Warkentin – Representação social da Língua Alemã: concepção de pais de alunos de um currículo bilíngue em Joinville.

 


Marciele Reichert – Língua estrangeira e bilinguismo: desafios e variantes no processo de ensino.

 


Maryvone Cunha de Morais – Enigmas da gestão docente e do Ensino Bilíngue: desafios para um ensino significativo.

 


Mercy Ann Copeland Calmet – Biletramento: reflexão sobre as “pontes” entre as línguas.

 


Mónica Edith Bonetti de Laguna – A inteligência emocional e a aprendizagem da Língua Espanhola: elemento motivacional e cultural na aquisição da L2.

 


Nathan Michael Riley – How collaborative learning can promote critical thinking in bilingual education.

 


Raquel Lavratti Calsing – Native-speakerism: o mito do falante nativo.

 


Renata Cristina da Silva Hounsell – Mediação da interrelação entre metodologias ativas e TICs.

 


Sandra Regina Köhntopp – Campos de experiência e o currículo integrado bilíngue no maternal B.

 


Samantha Bernardo – A linguagem corporal na educação bilíngue.

 


Sara Maria da Silva Da Silveira – O desenvolvimento da oralidade pelo viés lúdico: uma reflexão no contexto.

 


Sorayde Daniela Henschel Darius – Jogos tecnológicos e o ensino de língua inglesa nas séries iniciais.

 


Suelen Teixeira De Menezes – Aprendizagem significativa: o impulso das metodologias ativas na Educação Bilíngue.

 


Tainara Martins – Gênero audiodescrição: o uso didático na educação infantil em língua inglesa.


Compartilhar

Unidade Centro

Ensinos Mdio, Tcnico e Superior. Rua Princesa Isabel, 438 Centro. CEP: 89201-270 - Joinville/SC. (047) 3026-8000.

Unidade Saguau I

Educao Infantil e Ensino Fundamental de 1 a 3 srie. Rua Guaratuba, 200 Saguau. CEP: 89221-660 - Joinville/SC. (047) 3026-8000.

Unidade Saguau III

Ensino Fundamental de 4 a 9 serie, Complexo Esportivo e Ensino Superior. Rua Mafra, 84 Saguau. CEP: 89221-665 Joinville/SC. (047) 3026-8000.

Academia Bonja

Venha entrar em forma! Rua Ada Xavier da Silveira, 168 Saguau. CEP: 89221-380 - Joinville/SC. (047) 3032-8888.

A Associao Educacional Luterana BOM JESUS/IELUSC, com atuao na rea da Educao, est certificada como Entidade Beneficente de Assistncia Social - CEBAS
Copyright 2019 Bom Jesus/IELUSC | TI DESENVOLVIMENTO